Quantidade de Páginas visitadas

Identificação

Colégio Leocádia Braga Ramos - Ensino Fundamental, Médio e Profissionalizante

Localização

R. Aristeu de Castro Fernandes, 353
Vila Maria Antonieta
CEP 83.331-160
Pinhais-PR

Fone/Fax: 3669-7533




Veja no mapa o endereço da Escola





História do Patrono

Leocádia Braga Ramos nasceu aos 25 de novembro de 1886, numa família tradicional na cidade de Lapa - Paraná, filha de Sr. Manoel Antonio da Cunha Braga e de Vitória Lacerda Braga.
A Senhora Leocádia Braga Ramos era casada com Conrado Pereira Ramos. Seu casamento foi realizado na Lapa, no dia dezessete de novembro de mil novecentos e quinze. Do seu matrimônio nasceram os filhos: Manoel Antonio, devotado pela causa pública como advogado; Maria Vitória, dedicada ao magistério na cidade de Ponta Grossa; Tereza, dedicada ao lar; Dr. Mário Braga Ramos, Deputado Federal dedicado às causa públicas, defensor dos humildes e político exemplar.
Dona Leocádia viveu sua vida como mãe abnegada dando carinho aos seus filhos, vivendo inicialmente em Florestal na Lapa, município de Teixeira Soares e por último em Ponta Grossa onde chegou por volta de 1925. Faleceu no dia 03 de junho de 1965 aos setenta e nove anos de idade. Seu nome foi escolhido como patrona do Colégio Estadual em homenagem ao Deputado Mário Braga Ramos que tanto fez pelo município de Piraquara.

História do Colégio*

No ano de 1965 foi criada na Vila Maria Antonieta na Rua Antonio Pereira Andrade, a "Escola Antonio Pereira Andrade", com duas salas de aula, duas professoras e pouco mais de cinquenta alunos.
Seis anos mais tarde, devido ao grande fluxo habitacional a Escola foi ampliada para nove salas e mais de uma dezena de professores. Mas a Vila Maria Antonieta, mostrando o seu incansável desejo de progredir deixa então a escola sem condições de atender a demanda escolar.
Neste episódio aparece a figura do dinâmico Prefeito de Piraquara, Sr. Luiz Cassiano de Castro Fernandes, com seu elevado espírito educacional e prestígio político que lhe é peculiar e empenhou-se junto ao Governo do estado, através de uma Fundação Educacional e com sua brilhante atuação, nem mesmo deixou o laborioso povo de nosso bairro sentir a dificuldade pela qual estava prestes a cair o setor educacional. Diante desse impasse foi criada então a nova escola que recebeu o nome de "Escola Municipal Antonio Pereira Andrade", com suas dependências modernizadas, toda de alvenaria, mobiliário novo, doze salas de aula, secretaria, biblioteca, gabinete de direção e um excelente hall de recreio para os alunos.
Nesta mudança, houve mais de uma dezena de vantagens, considerando ainda que o local é mais amplo e em ponto estratégico para um fluxo mais tranquilo de alunos e professores.
A sua inauguração aconteceu no dia 09.04.79, passando a partir desta data a funcionar na rua João Mendes Batista, s/nº, com um corpo docente formado por: diretora, supervisora, duas secretárias, trinta e sete professores, nove zeladoras, além de outros funcionários que direta e indiretamente contribuem para o seu perfeito funcionamento de 1ª a 4ª série.
Com o crescimento da comunidade da Vila Maria Antonieta, as dificuldades no setor educacional aumentaram devido a um número elevado de educandos que se deslocam para os estabelecimentos de difícil acesso procurando matrícula de 5ª a 8ª série para prosseguirem seus estudos.
Com seu entusiasmo pela educação, o jovem prefeito Luiz Cassiano de Castro Fernandes, mais uma vez demonstrando seu prestígio político, conseguiu junto às autoridades competendes uma ampliação para a escola já existente.
Com essa ampliação foi realizado o sonho dos moradores da Vila Maria Antonieta e arredores, pois a mesma foi inaugurada dia 19.12.80 para funcionar em 1981 de 5ª a 8ª série com o nome de "Escola Leocádia Braga Ramos" - ensino de 1º grau, e será mantida pelo governo do Estado.
Passou a responder pela direção da Escola, designada pela Resolução nº 44/81 a professora Nanci Moreira, R.G. 356.848, Classe E, nível 5. Após vistoria, o Departamento de Ensino de 1º Grau autorizou as matrículas e a composição de turmas.
Em seu primeiro ano de funcionamento de 5ª a 8ª série, foram matriculadas sete turmas no turno matutino, sendo cinco 5ª séries, uma 6ª série e uma 7ª série. Pela Resolução nº 432/81, de 18 de março de 1981 foi designada para responder pela secretária a professora Sueli Lizete Graunke.
No D.O. (Diário Oficial) nº 1.164 foi publicada a Resolução Conjunta nº 28/81 de 09.07.81 que cria e autoriza o funcionamento da Escola pelo prazo de dois anos.
No D.O. nº 1.171 de 17.11.81 foi publicada a Resolução nº 2.555-81, que designa para exercer as funções gratificadas na Escola Leocadia Braga Ramos - Ens. de 1º Grau, de Piraquara, por cujas funções já vem respondendo: Nanci Moreira, Classe E, Nível 5, R.G. nº 356.848, como Diretora, Símbolo 3-F e Sueli Lizete Graunke, R.G. nº 781.150, LP, da parte suplementar do Quadro Único de Pessoal do Poder Executivo, como secretária, símbolo 6-F.
No ano de 1982 devido ao grande fluxo habitacional foram matriculadas quinze turmas de dois turnos, sendo: sete 5ª séries, cinco 6ª séries, duas 7ª séries e uma 8ª série.
Pela Resolução 395/82 de 10.02.1982 foi designada para Secretária da Escola em virtude do pedido de afastamento da Professora Sueli Lizete Graunke a Professora Oliete Glacy Torres Garcia Tosi.

* Retirado do Regimento Escolar redigido em set/82.


Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito